• Admin

Plano de saúde com coparticipação: o que é e como funciona?


Planos saúde com coparticipação, geralmente tem mensalidades menores

Como vimos anteriormente, contratar um plano de saúde envolve diversos aspectos que variam de acordo com as necessidades de cada um. Uma das modalidades com maior adesão é o plano com coparticipação, que se torna uma opção viável pelo valor reduzido. Mas afinal, o que é e como funciona esse tipo de plano?



O que é o plano de saúde com coparticipação?


No plano de saúde com coparticipação, o beneficiário paga uma taxa por procedimento realizado, além da mensalidade padrão.

A princípio, muitos acreditam que essa cobrança pode encarecer os custos mensais com o plano de saúde, mas é necessário ressaltar que os planos com coparticipação têm mensalidades menores.

Os casos mais comuns na cobrança das taxas são em procedimentos ambulatórios, consultas e exames. Mas claro essa cobrança varia de plano em plano, por isso verifique as condições de cada operadora e veja quais se encaixam em seu perfil.


Novas regras da ANS


Em junho de 2018, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) estabeleceu algumas condições referentes aos planos de coparticipação e franquia, visando à proteção do consumidor. Algumas mudanças significativas são:

· Percentual máximo de 40% em coparticipação;

· Proibição de cobrança de coparticipação em mais de 250 procedimentos, como tratamentos e doenças crônicas (tratamento de câncer);

· Proibição do uso de coparticipação e franquia diferenciado por doença ou patologia.


Quando o plano por coparticipação é o mais indicado?

Por conta das mensalidades mais acessíveis e pelas taxas menores, o plano com coparticipação é o mais indicado quando o beneficiário não conta com nenhum quadro de doença crônica, nem usa o plano de saúde com tanta frequência.

Agora, se o beneficiário conta com algum problema crônico, ou está em algum grupo de risco (idosos, em geral) e por consequência visita o médico com frequência, o plano sem coparticipação é o ideal.


Como é feita a cobrança da taxa dos procedimentos?


O valor das taxas varia de procedimento e de operadora, portanto, fique atento as condições contratuais estabelecidas por cada empresa.

Em uma simulação simples de cobrança, se o procedimento custa R$200,00 e a taxa de coparticipação é de 20%, o valor adicional à mensalidade será de R$40,00.

Atenção: De acordo com a ANS a operadora só está proibida de cobrar o valor integral do procedimento, pois assim estaria dificultando o acesso do consumidor ao plano de saúde.


A Viana do Castelo Seguros, conta com condições comerciais diferenciadas com as principais operadoras do mercado, orientando sua empresa na escolha do plano ideal. Contamos também com uma consultoria personalizada, através do modelo de Gestão Integrada de Benefícios, que oferece todo o suporte ao seu RH na gestão do plano de saúde.

Entre em contato conosco e garanta a seguridade de seus funcionários e de seu negócio.

Telefones: 11 3662-1211 | 11 94012-1284

E-mail: comercial@vcseguro.com.br

0 visualização

Estaremos a disposição.

ENCONTRE-NOS
VOLTE SEMPRE
INSTITUCIONAL

© 2016 Viana do Castelo Seguros

TELEFONE

São Paulo: (11) 3662-1211 | (11) 2495-7111

Santos: (13) 3225-7918

Demais Regiões: 0800 777 3661

E-MAIL
HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda a Sexta, das 08h00 às 17h.

Estamos localizados na

Av. Pacaembu, 1191- Pacaembu

São Paulo/SP

CEP: 01234-001

 

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle