top of page
  • Foto do escritorAdmin

5 doenças causadas pela má higiene bucal


5 doenças causadas pela má higiene

Desde muito jovens, somos ensinados que a escovação e higienização bucal são indispensáveis para nossa saúde, não apenas para manter um sorriso bonito, mas também para prevenir algumas doenças que começam pela boca e que se não tratadas, podem causar grandes complicações. Mas quais são essas doenças e quais os impactos negativos para a nossa saúde causadas por elas?


Conheça agora 5 doenças causadas pela má higiene bucal:


Cáries


Doença mais comumente associada à má higiene bucal, principalmente na infância, as cáries são causadas por bactérias que transformam em ácidos, os açúcares e carboidratos que ingerimos, danificando os esmaltes (proteção que reveste nossos dentes). Em casos de proliferação, as cáries podem destruir toda a proteção dental, atingindo a parte interna e ocasionando sensibilidade e até a perca do dente.


Halitose


Popularmente conhecida como mau hálito, é causada principalmente pela má escovação dos dentes e da língua (onde boa parte das bactérias está localizada). Tabagismo, alcoolismo e ingestão de alimentos e infecções bucais também são causas que intensificam o problema.

O mau hálito, não apenas impacta na saúde bucal, mas na nossa autoestima, visto que o problema impacta nas nossas relações sociais e profissionais. Dessa forma, o cuidado e bons hábitos de escovação devem ser mantidos. Em casos de persistência dos sintomas, procure um estomatologista.


Afta


As aftas são pequenas lesões que surgem na boca, língua, garganta e gengiva. Apresentam tonalidade esbranquiçada, avermelhada ou amarelada e formato arredondado, além de doloridos e bastantes incômodos.

As principais causas das aftas são associadas à baixa imunidade, lesões locais aos ferimentos, distúrbios imunológicos, excesso no consumo de alimentos ácidos, questões hormonais, má higienização bucal, entre outros.


Gengivite


A gengivite ocorre quando há a inflamação da gengiva, ocasionada pela placa bacteriana (excesso de bactérias e alimentos nos tecidos gengivais).

Ela causa inchaço, sangramento e vermelhidão, além de extrema sensibilidade. Em casos mais extremos, surgem bolsas que separam os dentes das gengivas e extremo mau hálito.


Periodontite


Em caso de agravamento da gengivite, a estrutura gengival é totalmente comprometida, dando origem a periodontite.

Conta com os mesmo sintomas da gengivite, e em muitos casos, devido a gravidade com que afeta as estruturas de sustentação, pode provocar queda dos dentes. A gravidade da doença é tanta que a periodontite é a principal causa de perda dentária entre adultos.


Cuide de sua higiene bucal


Simples cuidados fazem toda a diferença e nos ajudam a prevenir de doenças que se não tratadas causam problemas graves à nossa saúde. Para evitar o surgimento das doenças citadas acima e de tantas outras que comprometem sua saúde bucal, separamos 5 dicas práticas para te ajudar a manter a saúde de seu sorriso em dia.


Visite o dentista periodicamente


Mesmo com todos os cuidados citados, é indispensável ir ao dentista, em média, a cada 06 meses. Ter o suporte de um especialista nunca deve ser deixado de lado e só ele terá o diagnóstico assertivo.


Se o valor de uma consulta e/ou procedimento ortodôntico é muito elevado e isso pode ser um motivo para você não ir ao dentista, a contratação de um Seguro Odontológico é a solução!


A Viana do Castelo Seguros, conta com Seguros Odontológicos das principais operadoras do mercado, ideias para você, empresário, que deseja fornecer o benefícios aos seus colaboradores, quanto para pessoa física.


Para maiores informações sobre este e outros serviços oferecidos, entre em contato conosco:

E-mail: contato@vcseguro.com.br

Telefone: (11) 94012-1284

Celular: (11) 3662-1211

91 visualizações0 comentário
bottom of page