Desde muito jovens, somos ensinados que a escovação e higienização bucal são indispensáveis para nossa saúde, não apenas para manter um sorriso bonito, mas também para prevenir algumas doenças que começam pela boca e que se não tratadas, podem causar grandes complicações. Mas quais são essas doenças e quais os impactos negativos para a nossa saúde causadas por elas?
Conheça agora 5 doenças causadas pela má higiene bucal:
Cáries
Doença mais comumente associada à má higiene bucal, principalmente na infância, as cáries são causadas por bactérias que transformam em ácidos, os açúcares e carboidratos que ingerimos, danificando os esmaltes (proteção que reveste nossos dentes). Em casos de proliferação, as cáries podem destruir toda a proteção dental, atingindo a parte interna e ocasionando sensibilidade e até a perca do dente.
Halitose
Popularmente conhecida como mau hálito, é causada principalmente pela má escovação dos dentes e da língua (onde boa parte das bactérias está localizada). Tabagismo, alcoolismo e ingestão de alimentos e infecções bucais também são causas que intensificam o problema.
O mau hálito, não apenas impacta na saúde bucal, mas na nossa autoestima, visto que o problema impacta nas nossas relações sociais e profissionais. Dessa forma, o cuidado e bons hábitos de escovação devem ser mantidos. Em casos de persistência dos sintomas, procure um estomatologista.
Afta
As aftas são pequenas lesões que surgem na boca, língua, garganta e gengiva. Apresentam tonalidade esbranquiçada, avermelhada ou amarelada e formato arredondado, além de doloridos e bastantes incômodos.
As principais causas das aftas são associadas à baixa imunidade, lesões locais aos ferimentos, distúrbios imunológicos, excesso no consumo de alimentos ácidos, questões hormonais, má higienização bucal, entre outros.
Gengivite
A gengivite ocorre quando há a inflamação da gengiva, ocasionada pela placa bacteriana (excesso de bactérias e alimentos nos tecidos gengivais).
Ela causa inchaço, sangramento e vermelhidão, além de extrema sensibilidade. Em casos mais extremos, surgem bolsas que separam os dentes das gengivas e extremo mau hálito.
Periodontite
Em caso de agravamento da gengivite, a estrutura gengival é totalmente comprometida, dando origem a periodontite.
Conta com os mesmo sintomas da gengivite, e em muitos casos, devido a gravidade com que afeta as estruturas de sustentação, pode provocar queda dos dentes. A gravidade da doença é tanta que a periodontite é a principal causa de perda dentária entre adultos.
Cuide de sua higiene bucal
Simples cuidados fazem toda a diferença e nos ajudam a prevenir de doenças que se não tratadas causam problemas graves à nossa saúde. Para evitar o surgimento das doenças citadas acima e de tantas outras que comprometem sua saúde bucal, separamos 5 dicas práticas para te ajudar a manter a saúde de seu sorriso em dia.
Visite o dentista periodicamente
Mesmo com todos os cuidados citados, é indispensável ir ao dentista, em média, a cada 06 meses. Ter o suporte de um especialista nunca deve ser deixado de lado e só ele terá o diagnóstico assertivo.
Se o valor de uma consulta e/ou procedimento ortodôntico é muito elevado e isso pode ser um motivo para você não ir ao dentista, a contratação de um Seguro Odontológico é a solução!
A Viana do Castelo Seguros, conta com Seguros Odontológicos das principais operadoras do mercado, ideias para você, empresário, que deseja fornecer o benefícios aos seus colaboradores, quanto para pessoa física.
Para maiores informações sobre este e outros serviços oferecidos, entre em contato conosco:
E-mail: contato@vcseguro.com.br
Telefone: (11) 94012-1284
Celular: (11) 3662-1211
Comments